Mostrando um lento mas inexorável processo de mobilização da comunicação de voz, o número de linhas da rede fixa voltou a descer em 2003, ficando-se pelos 4,278 milhões numa quebra de 1,74 por cento face ao ano anterior, indicam os números hoje revelados pela Autoridade Nacional das comunicações (Anacom). Este é já o terceiro ano consecutivo em que o número de linhas fixas diminui, estando agora a taxa de penetração nos 40,3 acessos por cem habitantes.



Quatro anos feitos sobre a liberalização das telecomunicações fixas, numa altura em que existem 26 prestadores de serviço fico registados, mas apenas 12 em actividade, o Grupo PT mantém a responsabilidade da grande maioria dos acessos fixos instalados, com uma quota de mercado de 94,47 por cento. Esta redução lenta da quota de mercado do operador incumbente mantém-se também como uma tendência, mas a diferença entre o final de 2002 e 2003 é muito pequena, não chegando ao ponto percentual.



Desta forma, os novos operadores detêm agora 5,53 por cento do mercado, subindo também ligeiramente em relação ao ano anterior, e cursando 12 por cento de todo o tráfego em termos de minutos e 18 por cento das chamadas originadas.



Do total de 3 mil milhões de chamadas realizadas na rede fixa, de voz e dados, e mais de 12,6 mil milhões de minutos de ligação, as empresas do Grupo PT foram responsáveis por aproximadamente 88 por cento dos minutos originados na rede fixa e 82 por cento de todas as chamadas.



Note-se que também a nível do tráfego total e dos minutos originados na rede fixa se sentiram reduções, que foram de 9 por cento no primeiro caso e 14,66 por cento, respectivamente.



A Anacom indica ainda que 9,22 por cento dos minutos de ligação foram feitos através de recurso ao acesso indirecto, uma percentagem que se torna mais significativa na categoria chamadas internacionais de saída. Neste caso, 22% dos minutos de tráfego gerados de Portugal para o estrangeiro foram encaminhados através de acesso indirecto.

Notícias Relacionadas:

2004-01-09 - Rede fixa perde mais de 61 mil clientes em três trimestres

2003-03-17 - Tráfego da rede fixa quebra 6,4% em 2002

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.