A Direcção-Geral dos Impostos já liquidou 1,3 milhões de declarações de IRS relativas à primeira fase de entregas, reembolsando 751,256 mil contribuintes, operação à qual corresponde um valor global de 515,8 milhões de euros.

De acordo com o comunicado enviado pelo Ministério das Finanças, a maioria dos reembolsos - 446,4 milhões de euros - foram efectuados por via electrónica mediante transferência bancária. De acordo com o mesmo organismo, as restantes transferências serão efectuadas durante o dia de amanhã.

Até à semana passada foram ainda enviadas 580 mil mensagens escritas aos contribuintes que activaram o serviço de informação sobre eventuais reembolsos.

O reembolso do IRS foi antecipado para os casos em que as entregas fossem feitas através da Internet. Quem o fez por outra via, será reembolsado até ao final de Maio.

Até 15 de Abril, prazo máximo de entrega da primeira fase, foram entregues 2,237 milhões de declarações online relativas aos rendimentos de 2008, o que perfaz um aumento de 27 por cento face ao ano passado.