O primeiro Inquérito ICEP Portugal - Portugal inSite/ Vector21 - "O Golfe
Português na Internet", cujos resultados foram publicados ontem conclui que na grande maioria dos campos de golfe em Portugal as reservas efectuadas pela Internet entre os meses de Junho a Setembro de 2002 tiveram um peso total entre três a 10 por cento da facturação.
Tendo em conta a ausência de informação sobre esta área até ao momento, o inquérito teve como base todo o universo dos campos de golfe em Portugal - sendo que as respostas obtidas dizem respeito a uma amostra representativa de 50 por cento desse universo. Realizada pela pela Vector 21 esta análise teve como objectivo determinar o estado de utilização das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) pelos campos de golfe, verificando se possuem uma presença na Internet, qual a percentagem de reservas em relação ao total, o tipo de investimento efectuado na promoção e divulgação dos sites e sua rentabilidade, entre outros aspectos.
Este estudo fez também um levantamento sobre o tipo de serviços online que o sector considera prioritários para 2003 e quais as entidades e organismos considerados relevantes no apoio ao desenvolvimento estratégico do sector do golfe em Portugal. Para este ano, os campos de golfe nacionais conferem assim mais importância ao serviço de reservas através da Internet, seguido pelos serviços de relacionamento activo com o cliente (Customer
Relationship Management - CRM) - como marketing por email e newsletters, por exemplo -, e pela formação especializada em Internet dos recursos humanos.
A partir do documento com os resultados do inquérito, fica-se também a saber que 71 por cento dos campos de golfe possuem um site na Internet, sendo que 81 por cento indica como principal vantagem de ter um site a possibilidade de promover o campo em diferentes mercados, ao passo que 76 por cento indica que a capacidade de atrair mais clientes como o factor mais importante para estar presente na Internet.
Em contrapartida, a fidelização dos clientes é o facto menos importante, sendo apenas referido por 24 por cento dos inquiridos. O estudo adianta ainda que cada campo de golfe com uma presença online gastou em média 4.280 euros com o desenvolvimento do seu site e que 68 por cento aceitam a realização de reservas via Internet.
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