Adaptive Enterprise, o novo mote da HP


Com o objectivo de concorrer directamente com a abordagem de computação on-demand da IBM e a N1 da Sun, a HP anunciou em Maio a sua nova estratégia, designada por Adaptive Enterprise. Esta constitui a visão da empresa para alocar os seus recursos para o apoio das empresas na optimização dos seus investimentos tecnológicos e passa por interligar mais estreitamente as actividades de gestão e as relacionadas com as tecnologias de informação, integrando todos os aspectos do portfólio de software, serviços e hardware da HP.

As funcionalidades de serviços de auto-regeneração foram disponíveis em primeiro lugar para o OpenView Operations e Network Node Manager da HP, expandindo-se depois progressivamente a toda a linha de produtos OpenView. Na altura do lançamento a empresa afirmou o objectivo de introduzir no espaço de um ano melhorias centradas no conceito de Adaptative Enterprise às áreas de virtualização, provisionamento automático, análise de impacto de negócio, Acordo de Nível de Serviço (SLAs), implementação dinâmica e manutenção de funções de administração, flexibilidade de TIs com base em políticas e gestão do ciclo de vida de serviços.


2003-05-07 - HP revela nova estratégia Adaptive Enterprise


Nokia mostra novo conceito de entretenimento móvel

Foi também em Maio que a Nokia mostrou na E3 Electronic Entertainment Expo, a sua nova concola de jogos/telemóvel, a N-Gage, que viria a lançar oficialmente só em Outubro. Pretendendo diversificar a sua actividade e "reinventar" o mercado dos jogos móveis online, a empresa investiu fortemente no desenvolvimento desta área, estabelecendo alianças com as principais editoras de jogos de vídeo para que adaptem os seus produtos à N-Gage e desenvolvendo também as suas aplicações. Também na área dos jogos online a Nokia mostrou que não brinca em serviço e comprou à Sega a plataforma de jogos online multi-utilizador.

2003-05-18 - Nokia acelera entrada no mercado dos jogos móveis com N-Gage

2003-08-20 - Nokia compra tecnologia de jogos online multi-jogador à Sega

2003-10-07 - N-Gage: uma consola credível, um telemóvel pouco prático

2003-10-07 - Dia N-Gage marca entrada da Nokia na área de jogos móveis



Microsoft revela tecnologia Palladium

A primeira exibição pública da nova tecnologia de segurança da Microsoft, que havia recebido o nome de Palladium em homenagem à deusa grega, foi feita em Maio na Windows Hardware Engineering Conference. O protótipo da Next-Generation Secure Computing Base, que se espera que seja uma das principais funcionalidades da próxima versão cliente do Windows, baseia-se em hardware real e emulado, mas é já um tema polémico face à alegada possibilidade dos consumidores percam o controlo sobre os seus PCs e dados pessoais.


2003-05-07 - Microsoft revela protótipo da tecnologia Palladium

Voltar ao texto principal
2003 - O ano da espera