A RIM é o mais nome na lista de potenciais interessadas em adquirir o portefólio de patentes da empresa de telecomunicações canadiana Nortel, que declarou falência em 2009.

Depois de a Google ter anunciado, no início do mês, estar disposta a pagar 900 milhões de dólares pelas patentes da telecom canadiana, também a fabricante do BlackBerry estará a estudar a apresentação de uma proposta que cubra a oferta da gigante das pesquisas.

A informação é avançada pela agência Bloomberg, que cita "duas pessoas com conhecimento dos planos", sem poder identificar nomes por "os planos não serem ainda públicos", acrescenta.

Em causa está a aquisição de um portefólio de cerca de 6 mil patentes registadas na área das comunicações sem fios, bem como os pedidos de registo pendentes.

A Google e a RIM não serão as únicas interessadas no catálogo da empresa canadiana, com um valor estimado de cerca de mil milhões de dólares. Segundo se escrevia, já em Dezembro, no Digital Daily, o blog especializado do Wall Street Journal, nomes como a Nokia ou Apple estarão também na corrida às patentes da Nortel.

A Google admitiu que a compra se destinaria a dissuadir as concorrentes de futuros processos por questões relacionadas com a propriedade intelectual, já o CEO da RIM, Mike Lazaridis tinha apelidado o acervo de um "tesouro nacional", realça a imprensa internacional.

Na lista de registos sob a titularidade da Nortel estão, por exemplo, patentes para transferência de vídeo sem fios ou tecnologias LTE, consideradas preciosas pela indústria.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.