A plataforma BlackBerry não alcançou o sucesso desejado no mercado de grande consumo e por isso a Research In Motion vai voltar a concentrar-se no segmento empresarial, a aposta estratégica inicial.



O "regresso às origens" foi anunciado por Thorsten Heins, atual CEO da fabricante canadiana, no seguimento da apresentação dos últimos resultados financeiros, relativos ao quarto trimestre do ano passado.


Entre outubro e dezembro de 2011, as vendas da RIM baixaram 25%, conduzindo a um prejuízo de 125 milhões de euros. Além dos smartphones, entram neste desaire as vendas abaixo das expectativas do tablet Playbook.


Para a situação da empresa, que muito recentemente tinha visto a sua quota de mercado ultrapassada pela Apple no seu país natal, também não terá contribuído a falha que deixou os clientes sem serviço de mensagens durante quase uma semana.



Os fracos resultados financeiros registados acabaram por conduzir à saída de alguns executivos de topo da empresa - entre eles o co-fundador e ex-CEO Jim Balsillie - e à reformulação da estratégia de negócio.



A aposta no segmento do grande consumo vai cingir-se a parcerias em áreas como o software e funcionalidades que possam vir a ser integradas nos seus próprios dispositivos, referiu o responsável da RIM.



"Não podemos fazer tudo, mas podemos fazer aquilo em que somos bons", defende Thorsten Heins.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé