A plataforma BlackBerry não alcançou o sucesso desejado no mercado de grande consumo e por isso a Research In Motion vai voltar a concentrar-se no segmento empresarial, a aposta estratégica inicial.



O "regresso às origens" foi anunciado por Thorsten Heins, atual CEO da fabricante canadiana, no seguimento da apresentação dos últimos resultados financeiros, relativos ao quarto trimestre do ano passado.


Entre outubro e dezembro de 2011, as vendas da RIM baixaram 25%, conduzindo a um prejuízo de 125 milhões de euros. Além dos smartphones, entram neste desaire as vendas abaixo das expectativas do tablet Playbook.


Para a situação da empresa, que muito recentemente tinha visto a sua quota de mercado ultrapassada pela Apple no seu país natal, também não terá contribuído a falha que deixou os clientes sem serviço de mensagens durante quase uma semana.



Os fracos resultados financeiros registados acabaram por conduzir à saída de alguns executivos de topo da empresa - entre eles o co-fundador e ex-CEO Jim Balsillie - e à reformulação da estratégia de negócio.



A aposta no segmento do grande consumo vai cingir-se a parcerias em áreas como o software e funcionalidades que possam vir a ser integradas nos seus próprios dispositivos, referiu o responsável da RIM.



"Não podemos fazer tudo, mas podemos fazer aquilo em que somos bons", defende Thorsten Heins.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.