Os resultados da Samsung no primeiro trimestre fiscal de 2013 foram ligeiramente inferiores aos números apresentados nos últimos três meses de 2012 mas no valor que mais importa, o dos lucros líquidos, a tecnológica sul-coreana conseguiu crescer de 7,04 biliões para os 7,15 biliões de wons, o equivalente a 4,94 mil milhões de euros.

Em comparação com os primeiros três meses de 2012 os resultados mostram que a Samsung tem crescido de forma considerável. As receitas passaram dos 45,27 biliões de wons para 52,87 biliões de wons, cerca de 36,54 mil milhões de euros, e os lucros operacionais entre janeiro e março situaram-se nos 8,78 biliões de wons, ou 6,07 mil milhões de euros.

Os lucros líquidos em comparação com o período homólogo do ano passado evoluíram positivamente em 2,10 biliões de wons graças ao desempenho do segmento de dispositivos móveis da tecnológica asiática que cresceu 7% relativamente ao último trimestre de 2012 e cresceu 10 biliões de wons relativamente a janeiro e março desse mesmo ano.

Sozinho o segmento mobile foi responsável por 31,77 biliões de wons, cerca de 21,97 mil milhões de euros, graças ao desempenho estável das vendas do Galaxy S III e ao aumento da procura pelo Galaxy Note II. O mercado dos PC conheceu uma procura "fraca", revela a Samsung na nota com os detalhes financeiros.

Noutras áreas de negócio, o segmento das televisões recuou relativamente ao último trimestre e também em comparação com o desempenho do ano passado, desempenho igualmente registado pelo negócio dos LCD para TV e dispositivos móveis. As quedas situaram-se entre os 8% e os 13%.

Para o próximo trimestre a Samsung prevê uma recuperação nestes setores que registaram resultados negativos devido ao expectável aumento na procura por parte de clientes empresariais e consumidores privados, enquanto no negócio dos smartphones vão ser os dispositivos LTE um dos segmentos em destaque.

Mesmo sem revelar as previsões financeiras para o segundo trimestre é expectável que as receitas aumentem com o lançamento do Galaxy S IV, o novo topo de gama da tecnológica sul-coreana que chega amanhã ao mercado português.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico