A venda de televisores LCD cresceu 5,4% em 2014, segundo um estudo da consultora Witsview. Com novas tecnologias a chegar todos os dias por parte de diferentes fabricantes, a Samsung foi a empresa que mais vendeu no último ano e continua a dominar o mercado à frente da LG e da Sony, que subiu ao terceiro posto.

Cerca de 49 de um total de 215 milhões de televisores que saíram das fábricas ao longo do último ano passado levavam consigo a marca da Samsung. Isto representa um crescimento de 1,8 pontos percentuais em relação a 2013 para um domínio de 22,8% do mercado, o que ultrapassa os 14,9% da LG, que por sua vez cresceu 1,2 pontos percentuais.

Durante a Consumer Electronic Show 2015, em Las Vegas, a Samsung mostrou vários novos televisores com a tecnologia SUHD e Smart TV, que causou alguma polémica nos últimos dias. Já a LG apostou em força no Ultra HD OLED e trouxe até alguns dos seus produtos para Lisboa, durante a InnoFest 2015, prometendo a chegada às lojas portuguesas para o próximo mês de março.

Em terceiro lugar na lista surge a Sony, que beneficiou de uma queda de quase 1% por parte da TCL e tomou conta em 2014 de 6,8% do mercado. Os restantes seis fabricantes no top-10 estão todos sediados na China.

"As marcas chinesas estão a sofrer com alguma saturação do mercado doméstico e enfrentam grandes desafios por parte das grandes marcas internacionais", comentou o analista da Witsview, KK Chang.

[caption]Mercado LCD[/caption]


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico