O caso é antigo e ainda não ficará fechado este ano. O julgamento que vai culminar na derradeira decisão em relação ao valor da indemnização a pagar pela Samsung vai acontecer em março ou abril do próximo ano. A decisão caberá a um júri.

A “saga” judicial que opõe Apple e Samsung podia ter terminado em agosto de 2012 quando a justiça decidiu a favor da Samsung, considerando que a fabricante coreana tinha violado as patentes da concorrente norte-americana, condenando-a ao pagamento de uma indemnização de mil milhões de dólares.  

A Samsung recorreu da decisão por todas as vias possíveis. Num primeiro momento conseguiu reduzir a multa para 930 milhões. Num momento posterior conseguiu outra decisão favorável, que determinou a revisão do valor da indemnização a pagar pela empresa à Apple, por causa das semelhanças entre o seu smartphone topo de gama e o iPhone.

Naquela que será a terceira vez que a justiça é chamada a tomar uma decisão final sobre o caso, a fabricante conhecerá a sentença irrevogável, que será mesmo obrigada a cumprir. Do julgamento sairá o valor recalculado para os danos sofridos pela Apple com a violação da sua propriedade intelectual.