A SAP estabeleceu, em Portugal, dois protocolos no âmbito do Plano Tecnológico da Educação, com vista à criação de uma bolsa de estágios e à sua participação no programa Academias TIC.

No âmbito dos acordos assinados com o Ministério da Educação, a SAP vai disponibilizar um conjunto mínimo de 10 lugares de estágio de estágios, nas suas instalações ou junto de empresas parceiras, em áreas como Tecnologias de Informação, Marketing, Recursos Humanos, Administrativa & Financeira e Formação.

Os estágios SAP destinam-se aos alunos do ensino profissional e têm em vista o cumprimento de horas de formação em contexto real de trabalho, num total de três a seis meses.

O segundo protocolo diz respeito à integração da empresa no programa Academias TIC, mediante o qual a empresa se compromete a contribuir para a criação de uma rede nacional de professores-formadores, além de cooperar na criação, operação e divulgação da rede de Academias TIC em escolas com ensino secundário e profissional, a nível nacional.

As Academias TIC abrangem programas de formação nas áreas tecnológicas, em escolas do ensino secundário e profissional, bem como o desenvolvimento de iniciativas que visam a própria promoção do ensino profissional.

O objectivo é atrair os alunos do ensino secundário para as vertentes profissionalizantes ou mesmo para os cursos de formação profissional e por sua vez abrir o mercado empresarial para alunos com esta formação de base.