As empresas que já estão mais avançadas na utilização da tecnologia para adaptar as suas cadeias de fornecimento e automatizar os fluxos de receitas conseguiram atravessar a crise da pandemia da COVID-19 de forma mas fácil, e estão mais preparadas para resistir aos impactos que se vão continuar a fazer sentir nos próximos meses, e talvez anos. Esta foi uma das ideias partilhadas por Christian Klein, CEO da SAP, durante a abertura do SAPPHIRE NOW Reimagined, que decorreu esta semana em modo online.

“Juntos, como empresas inteligentes, podemos transformar os maiores desafios do mundo nas nossas maiores oportunidades. A recente pandemia é uma crise que vai impactar drasticamente as sociedades e os negócios durante meses, provavelmente anos. A transformação digital não é mais uma opção, tem de ser uma obrigação”, afirmou Christian Klein.

Durante o Sapphire Now a SAP partilhou dezenas de casos de empresas que estão a transformar o seu negócio de forma mais sustentável, conseguindo aumentar a rentabilidade, sendo a Porsche um dos casos apresentados. A SAP lançou recentemente o seu programa Climate 21, suportado na sustentabilidade, e as soluções de cloud para co-inovação em soluções verticais estiveram também em destaque durante o evento.

A ligação entre o desempenho económico e a contribuição para a sociedade fez também parte dos tópicos abordados. “Não podemos ignorar as mudanças climáticas e os contributos das empresas […] Juntos podemos liderar estas mudanças e tornarmo-nos uma empresa inteligente, para tornar a sustentabilidade rentável e a rentabilidade sustentável”, defendeu o CEO da SAP.

A SAP lançou a aplicação Product Carbon Footprint Analytics que usa dados do SAP S/4HANA e de outras fontes, calculando esta informação no âmbito da solução SAP Analytics Cloud. As empresas podem avaliar desta forma a sua pegada de carbono, com dados que permitem analisar e otimizar as emissões de gases de efeito estufa.

Mais integração de dados para decisões em tempo real

Em várias sessões foi destacada a integração dos recursos da suite de enterprise resource planning (ERP), ligando os processos de negócio ponto a ponto para decisões mais informadas, que sustenta a estratégia da SAP e que é reconhecida por mais de 400 mil clientes. A plataforma de Business Technology, com integração de analítica e reportes em tempo real é uma das bases relevantes, suportando integração de aplicações SAP e não SAP, assim como dados de plataformas híbridas para garantir aplicações de negócio mais inovadoras.

A Indústria 4.0 não é uma buzzword e a SAP mostrou a forma como várias empresas em diferentes indústrias estão a adaptar o seu negócio com maior integração operacional de dados desde o chão da fábrica. Dos fabricantes de automóveis à energia e construção, passando pelos negócios de consumo, há vários exemplos da forma como a estratégia de cloud está a ser aplicada em beneficio da otimização dos processos e dos negócios.

Com a maturidade crescente do ecossistema e a redução de custos dos sensores, os produtos estão a tornar-se mais personalizados, ligados e inteligentes, um processo que começa ainda na fase de desenvolvimento, mas cujos benefícios se estendem à fase de pós-venda, com maior fidelização dos clientes.  

A SAP está a reforçar o seu investimento na Indústria 4.0 com a iniciativa Industry 4.Now que pretende ajudar as empresas nesta mudança, desenhando e fabricando produtos mais inteligentes de forma mais rápida, garantindo decisões de negócio mais sustentadas e com novos modelos de negócio.