Num comunicado à imprensa, o SCO Group anunciava ter iniciado esta quarta-feira, em tribunal, um processo contra o retalhista norte-americano de peças automóveis AutoZone, que acusa de violar os seus direitos de autor através da utilização do sistema operativo Linux.



No processo, a SCO alega que a AutoZone violou os seus copyrights Unix "correndo versões do sistema operativo Linux que contêm código, estrutura, sequência e/ou organização do código proprietário Unix System V", segundo o referido no comunicado.



Entregue no Tribunal do estado do Nevada, a queixa pede uma ordem do tribunal que impeça a futura utilização ou cópia por parte da AutoZone de qualquer parte dos produtos da SCO protegidos por direitos de autor. A empresa também quer ser indemnizada pelas supostas infracções cometidas, "num valor que será provado em tribunal", refere-se no comunicado.



No mesmo documento a SCO adianta que o caso será discutido hoje, ao final do dia, durante a conferência de imprensa marcada para a divulgação dos resultados financeiros relativos ao primeiro trimestre.



A C|net noticia que Darl McBride, director executivo da SCO, tinha anunciado no início desta semana que pretendia avançar com um novo processo judicial, não tendo porém identificado a empresa acusada.



A ameaça da SCO levar a tribunal os utilizadores do sistema operativo Linux já existia há alguns meses, embora o deadline de meados de Fevereiro - data avançada para iniciar os processos - tenha sido ultrapassado.



O processo contra a AutoZone junta-se assim aos três que envolvem a SCO na defesa da propriedade intelectual do Unix. A SCO começou por iniciar a sua batalha judicial contra a IBM, há cerca de um ano, acusando-a de violar o acordo de licenciamento relativo ao seu sistema proprietário, empregue como parte do sistema operativo AIX, detido pela Big Blue. Segundo a SCO, a IBM cedeu indevidamente tecnologia proprietária Unix à comunidade open-source com vista ao desenvolvimento do Linux.



A empresa também processou a Novell, detentora anterior da tecnologia Unix, sobre as suas reivindicações em como ainda detém direitos de autor sobre o Unix. Em tribunal decorre igualmente um processo movido pela Red Hat, principal vendedor do sistema operativo Linux, que pretende uma declaração da SCO em como não violou os direitos de autor ou segredo comercial do grupo.



Notícias Relacionadas:

2004-03-01 - Juiz aceita emenda ao processo da SCO contra a IBM

2004-01-21 - SCO processa Novell por calúnia sobre direitos de autor relativos ao Unix

2003-09-16 - SCO pede anulação do processo judicial interposto pela Red Hat

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.