A Sharp chegou a um acordo com a Dell "e outras duas empresas" que haviam intentado processos contra a fabricante asiática nos Estados Unidos e Europa por fixação artificial de preços no mercado dos ecrãs LCD TFT.

A notícia é avançada pela agência Reuters, que cita informação adiantada pela Sharp. Segundo a fabricante, o acordo extra judicial implica o pagamento de 198,5 milhões de dólares (161,2 milhões de euros), mas não são referidos nem os nomes das outras duas empresas nem que parcela do valor caberá a cada uma das três.

A Dell, expressamente mencionada pela agência, apresentou, em março de 2010, uma queixa contra a Sharp, Hitachi, Toshiba e mais duas empresas, que acusava de acordarem entre si os preços a cobrar pelos ecrãs LCD TFT, o que constitui uma prática anticoncorrencial punida por lei. Mas o historial da Sharp em matéria de acusações e investigações por concertação de preços neste mercado já data, pelo menos de 2006.

A PC Mag arrisca avançar dois nomes para as possíveis "parceiras" da Dell neste acordo: a AT&T e a Nokia. A "aposta" do site especializado fica a dever-se ao facto destas terem intentado processos semelhantes contra a Sharp em 2009.

A mesma fonte afirma ter contactado um porta-voz da Dell, que confirmou o acordo entre as empresas, mas se recusou a fazer mais comentários sobre o caso. A Sharp também não quis prestar declarações, acrescenta-se.

O ano passado, a empresa e mais sete fabricantes tiveram de desembolsar mais de 500 milhões de dólares para indemnizar consumidores que tinham sido afetadas pela prática de fixação ilegal de preços, um valor a que se somaram 388 milhões pagos a empresas que tinham comprado os painéis diretamente. A Toshiba, que tinha recorrido da decisão e ficado fora do acordo, viu este mês ser-lhe aplicada uma multa de 87 milhões de dólares por parte do tribunal norte-americano.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes