José Sócrates anunciou hoje na Finlândia que três agências tecnológicas daquele país vão visitar Portugal para reuniões de trabalho com entidades homólogas portuguesas e para participar num seminário. As agências estão dirigidas para as áreas do capital de risco, inovação tecnológica e para a ligação entre universidades europeias, explica a Lusa, acrescentando que as agências em causa são a Sitra, Tekes e Academia da Finlândia.



"Um dos objectivos da minha visita é aproveitar a experiência finlandesa no que respeita ao seu processo de desenvolvimento. A Finlândia venceu a sua crise estrutural [no início da década de 90], fazendo uma aposta central na inovação, na educação e na tecnologia", explicou José Sócrates depois de um encontro com o Primeiro Ministro do país nórdico, Matti Vanhannen.



José Sócrates acredita que "o exemplo seguido pela Finlândia pode inspirar a estratégia do Governo português", referindo-se em concreto ao plano tecnológico. Recorde-se que a visita do Primeiro Ministro à Finlândia decorre num período de 24 horas, durante o qual o responsável é acompanhado por representantes públicos e privados.



Notícias Relacionadas:

2004-11-30 - Portugal mantém resultados fracos no Índice Europeu de Inovação