Em época de apresentação de resultados semestrais, a Sonaecom e a Zon Multimédia apresentaram hoje ao mercado os números dos primeiros seis meses do ano, registando lucros apesar da conjuntura de crise.

Depois de no semestre homólogo ter contabilizado prejuízos de 12,2 milhões de euros, a Sonaecom volta agora aos lucros, com 1,4 milhões de euros positivos, sendo que no primeiro trimestre a operadora do Grupo Sonae já tinha mostrado também lucros.

Durante os primeiros seis meses do ano as receitas cresceram 1,3% para 481,6 milhões de euros. O EBITDA subiu 33,2% para 91,5 milhões de euros.

Em comunicado a empresa refere que a redução dos custos comerciais e os benefícios das novas tarifas de terminação contribuíram de forma positiva para estes resultados.

Também a operadora de cabo Zon Multimédia registou lucros de 29,1 milhões, mas com uma quebra de 29,2% face ao período homólogo. Números que, ainda assim, estão acima dos previstos pelos analistas que esperavam quebras mais significativas.

A empresa justifica em comunicado que as melhorias nos indicadores operacionais foram anuladas pelo aumento das amortizações e dos custos com pagamento de juros. As receitas da operadora subiram 7,2% para 400,6 milhões de euros. O crescimento foi de 8,6% no negócio de televisão, 11,3% no cinema, sendo os audiovisuais o segmento com quebra, caindo 5,1% .