Durante o mês de Fevereiro os sistemas de protecção da SoftScan apuraram que 90,3 por cento dos emails em circulação eram spam. A empresa revela que este é o valor mais elevado de sempre já que supera a percentagem registada em Novembro do ano passado, altura em que a média de spam em circulação chegou aos 89,73 por cento.



Os valores mais elevados eram atingidos nos dias em que habitualmente o fluxo de emails é mais baixo. Num dos fins-de-semana do mês passado, 96,22 por cento das mensagens de correio electrónico distribuídas eram lixo, diz a empresa.



Os proveitos associados ao envio de spam são um dos incentivos que levam ao crescimento destas ameaças. Neste sentido, mesmo correndo risco de prisão, os criadores de lixo electrónico continuam a apostar nas mensagens falsas e de publicidade não solicitada para "entupir" as caixas de correio dos utilizadores.



Phil Watts, managing director da SoftScan, citado pela Vnunet, afirma que enquanto não forem reforçadas as sentenças e aumentadas as coimas por este tipo de crime, os spammers continuam a melhorar as suas estratégias.



A mesma empresa adiantou que, durante o mês de Fevereiro, a percentagem de mensagens de correio electrónico infectadas com vírus era de 0,56 por cento. As cinco famílias de ameaças mais detectadas foram o phishing (74,93 por cento), tibs (10,38 por cento), netsky (4,44 por cento), downloader (3,05 por cento) e mytob (1,086 por cento).



Por outro lado, uma análise da Trace Team mostra que o total de spam em circulação aumentou 280 por cento desde Outubro do ano passado. De acordo com a empresa, os níveis de difusão de mensagens de correio não solicitadas aumentaram 30 por cento na última semana, um valor potenciado pelo crescente envio de spam proveniente da China e Coreia do Sul.



O chamado image spam costuma ocupar uma fatia de 15 a 20 por cento do total de emails identificados como lixo electrónico, contudo, a avaliação da Trace Team mostra que, actualmente, esta ameaça fixa-se nos 35 por cento.

Notícias Relacionadas:

2007-02-05 - Spam, phishing e rootkits entre as principais ameaças de segurança para 2007

2007-01-05 - Spam de imagens representa 35% de todas as mensagens não solicitadas