"Pensamos que um acordo muito melhor será se a Microsoft oferecer os mil milhões de dólares (1,12 mil milhões de euros ou 224,85 milhões de contos) que propôs - em dinheiro - a uma fundação independente, que irá disponibilizar às nossas escolas mais carenciadas a tecnologia informática da sua preferência", afirmou ontem Steve Jobs numa declaração entregue ao juiz distrital dos Estados Unidos J. Frederick Motz, noticiou a C|NET.
O co-fundador e director executivo da Apple referia-se, assim, à proposta de acordo da Microsoft apresentada a esse magistrado com vista a resolver os 100 processos instaurados por consumidores norte-americanos. A empresa concordou em ceder a referida quantia em material informático e software para ajudar as escolas mais carenciadas.
Esta declaração de Jobs surgiu um dia antes - hoje - de a Apple apresentar um documento legal adicional em que contesta ainda mais a legitimidade do acordo propostos para os processos, em comparação com o primeiro texto. Este foi apresentado no dia 26 de Novembro, seis dias após a Microsoft ter apresentado a sua proposta ao Tribunal Federal de Maryland, e centrava-se sobretudo nos aspectos concorrenciais e impacto educacional dessa proposta.
Segundo as declarações da empresa, é provável que o documento legal suplementar que será apresentado hoje critique o montante do acordo. "O aspecto central do acordo proposto de mil milhões de dólares da Microsoft para terminar os processos civis de antitrust é a doação de software da Microsoft - que eles avaliam em 830 milhões de dólares (931 milhões de dólares ou 186,6 milhões de contos) - às nossas escolas", argumentou ontem Jobs, citado pela publicação online. "Pensamos que as pessoas deviam saber que é provável que os verdadeiros custos para a Microsoft por este software doado se situem abaixo de um milhão de dólares (1,12 milhões de euros ou 224,85 mil contos."
Os analistas estimam que a margem bruta de lucros da Microsoft no Office, por exemplo, seja de 90 por cento. Jim Desler, porta-voz da empresa, contestou, porém, os cálculos de Jobs. "A sua estimativa baseia-se apenas na doação do software e no valor do software", afirmou.
A Apple tem sido um dos principais opositores do acordo proposto, no qual a Microsoft se compromete a financiar uma fundação educacional privada para ajudar as escolas mais desfavorecidas do país e doar mil milhões de dólares em software, serviços, formação e dinheiro durante os próximos cinco anos.
No total, a empresa iria doar 500 milhões de dólares (607 milhões de euros ou 112,4 milhões de contos) a fundações de caridade para estas escolas e a mesma quantia em software gratuito. A Microsoft também vai oferecer licenças do Windows para um milhão de computadores actualizados doados às escolas. Os críticos da gigante de software e analistas salientam que a grande quota da Apple no mercado educacional pode ser ameaçada pelo facto de a Microsoft disponibilizar milhões de dólares em software.
Esta poderá beneficiar em muito com o acordo proposto, ao atrair as escolas a gastarem mais dinheiro em equipamento e serviços da empresa. Em cartas enviadas para o tribunal, alguns educadores exprimiram a sua preocupação em relação ao valor do acordo proposto e, destes, alguns fizeram recomendações semelhantes à de Steve Jobs.
Cerca de 12.500 escolas mais pobres dos Estados Unidos - poderão qualificar-se a receber software da Microsoft, de acordo com os termos da proposta. Mas alguns advogados dos queixosos questionam o valor do software para todas as escolas. Os advogados da Microsoft e dos queixosos deverão regressar ao tribunal na segunda-feira para uma audiência perante o juiz Frederick Motz.
Notícias Relacionadas:
2001-12-06 - Estados que não assinaram acordo com a Microsoft querem sanções mais duras
2001-12-04 - Microsoft apela a CE para rejeitar licenciamento do código-fonte do seu software
2001-11-28 - Microsoft renuncia a audiência com CE para acelerar resolução de caso antitrust na Europa
2001-11-21 - Microsoft chega a acordo nos processos antitrust privados
2001-11-07 - Nove Estados norte-americanos prosseguem processo contra Microsoft
2001-11-02 - Caso Microsoft com resolução à vista
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pode usar o carregador do smartphone nesta e-Bike. Ampler Nova chega em junho à Europa -
App do dia
Sem motivação para alcançar os seus objetivos? BeeDone transforma a rotina de maneira divertida -
Site do dia
Rabbithole convida a entrar na “toca do coelho” e a deixar a curiosidade guiá-lo por novas descobertas -
How to TEK
Criou uma prompt fantástica no Copilot? Já pode partilhar o resultado através de um link
Comentários