De acordo com um documento regulatório entregue esta semana à Securities and Exchange Commission, a Sun Microsystems foi a primeira grande empresa a recorrer à renovação do licenciamento para a utilização do Unix no seu sistema operativo Solaris junto da SCO. O grupo que afirma deter os direitos de propriedade intelectual sobre o código Unix autorizou ainda a Sun a comprar 210 mil acções a um preço de 1,83 dólares como parte do acordo de licenciamento.



Este documento revela que a Sun se adiantou à Microsoft no pedido de licenciamento do código Unix, ainda antes da empresa que adquiriu os direitos deste sistema operativo à Novell ter endurecido a sua posição contra a IBM, a única companhia que até agora foi de facto processada. Recorde-se que aquando da revelação do acordo com a Microsoft, os responsáveis da SCO afirmaram que outras grandes empresas estavam também a recorrer ao seu licenciamento como forma de protegerem os seus direitos.



O acordo entre a Sun e a SCO terá sido assinado no início deste ano e prolonga a continuação do uso do código Unix na versão Solaris da Sun. A notícia já tinha sido veiculada pela Fortune na segunda-feira e acabou por ser confirmada mais tarde pelas duas empresas, segundo relatam diversos meios de comunicação social.



Os valores de licenciamento do código do Unix à Microsoft e à Sun não foram revelados, mas ainda em Maio a SCO afirmou ter facturado 8,3 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2003 na sequência deste novo programa. No relatório entregue à entidade reguladora do mercado bolsista norte-americano, a SCO afirma que as licenças agora vendidas à Sun e à Microsoft vão gerar ainda mais 5 milhões de dólares nos restantes trimestres deste ano, somando 13,3 milhões de dólares.

Notícias Relacionadas:

2003-06-17 - SCO aumenta indemnização a pagar pela IBM para três mil milhões de dólares

2003-06-05 - SCO mostra código do Unix no Linux a analistas e reabre site alemão


2003-05-19 - Microsoft licencia código Unix a SCO