O presidente da Sun anunciou que pretende estender o nova política de preços pay-per-use à gama de dispositivos empresariais Sun Ray, que recentemente adicionou novidades ao seu portfólio.



Segundo Jonathan Schwartz a gama deverá estar disponível em novas modalidades de pagamento que a tornem tão acessível como uma utility nos próximos três a seis meses, alargando assim o conceito que a Sun vem promovendo desde há algum tempo a outras áreas.



Na apresentação da nova versão do Solaris, Scott McNealy CEO da empresa, voltou a partilhar a sua visão sobre o futuro da informática para dizer que este deverá passar pela flexibilização dos modelos de negócio das empresas fabricantes às necessidades dos seus clientes, uma evolução a que os modelos de pagamento por utilização numa base de subscrição mensal dão uma resposta.



"Mantenham-se atentos ao novo modelo de distribuição dos desktop Sun Ray assente numa base de subscrição mensal", referiu em declarações citadas pela C|Net.



A política de pagamento por utilização da Sun é já aplicada aos servidores de gama baixa da marca utilizados para a realização de cálculos matemáticos. Neste caso a Sun cobra 1 dólar por hora de utilização e por processador.



A longo prazo a empresa pretende transformar-se num grossista, responsável pelo fornecimento de equipamentos a parceiros de negócio que se encarregarão da sua colocação no mercado de retalho nesta lógica de utility computing.



No caso dos servidores de entrada de gama a Sun anunciou recentemente uma parceria com a Telus para explorar este conceito de negócio.



Notícias Relacionadas:

2004-09-21 - Sun renova conceito de aluguer de capacidade em supercomputadores

2003-02-25 - Sun renova processadores e oferece descontos junto do sector educativo