A idade dos utilizadores de banda larga está a alterar-se com o crescimento da taxa de adesão dos internautas seniores, com idade acima de 55 anos. Um estudo da European Interactive Advertising Association (EIAA) mostra que 68 por cento dos idosos europeus que acedem à Internet têm ligações de banda larga e que a taxa de adesão é mais rápida do que a média dos utilizadores de Internet.

Os "surfistas prateados" como são classificados pelo estudo, registaram uma taxa de crescimento na adesão à banda larga de 26 por cento, enquanto a média europeia não ultrapassa os 14 por cento. O relatório indica ainda que estes internautas passam uma média de 8,8 horas online por semana e que 78 por cento do tempo é dedicado a assuntos pessoais e não ao trabalho.

As conclusões deste estudo podem ter implicações na forma como os internautas seniores estão a comunicar e a ocupar o seu tempo livre. Pelo menos 17 por cento dos "surfistas prateados" usam foruns online e um em cada cinco frequenta o MySpace e o Bebo pelo menos uma vez por mês, uma área onde ainda estão muito longe da geração mais nova (entre 16 e 34 anos de idade) onde 28 por cento visita regulamente estes sítios.

O uso de VoIP está também cada vez mais integrado nos hábitos destes utilizadores, com 14 por cento a afirmarem fazer chamadas regulares pela Internet. O email e as pesquisas na Internet fazem parte dos hábitos de 83 por cento dos internautas com mais de 55 anos e dos dados apurados conclui-se também que 21 por cento destes internautas ouve rádio online, 7 por cento faz download de programas de TV e filmes e outros 7 por cento joga na Internet.

Entre os conteúdos mais procurados constam os sites de viagens e férias, visitados por 60 e 55 por cento dos inquiridos, respectivamente, enquanto as compras de bilhetes foram experimentadas por 47 por cento dos "surfistas prateados". Quanto à aquisição de outros produtos está também bastante acima da média: 74 por cento já fez compras online e gasta uma média de 830 euros em seis meses.

Notícias Relacionadas:

2007-07-24 - Número de internautas deverá chegar aos 1,5 mil milhões em 2011

2007-07-18 - Portugal lidera penetração de Internet entre países mediterrânicos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.