
A Amazon voltou a registar prejuízos durante um trimestre fiscal, algo que não acontecia desde 2003. No terceiro trimestre de 2012 a empresa de retalho norte-americana registou receitas de 13,18 mil milhões de euros mas, mesmo assim, não conseguiu lucro.
O volume de receitas representa uma subida de 23% relativamente a igual período de 2011, mas as despesas da empresa empurraram os resultados gerais para o negativo. A Amazon perdeu 274 milhões de dólares entre julho e setembro deste ano, o que equivale a 60 cêntimos de dólar por ação. No ano passado e em igual período de faturação, a empresa registou lucros de 63 milhões de dólares.
Jeff Bezos, diretor executivo da empresa de retalho, lembrou que apesar do volume de vendas, a Amazon pode não tirar benefícios diretos dessas receitas como acontece nos dispositivos Kindle Fire, que são vendidos a preço de custo.
Para que os resultados relativos à aposta nos tablets surtam efeito será preciso esperar mais algum tempo. A expansão internacional dos dispositivos, que esta semana começaram a ser vendidos na Europa, implica gastos com novas estruturas na Internet mas também implicam logística física, que tem preços elevados.
Sem revelar números, o CEO da Amazon disse que o Kindle Fire HD era o produto mais vendido globalmente nas páginas da empresa. Na segunda e terceira posição encontram-se o Kindle Paperwhite e o Kindle de 69 dólares.
Para o próximo trimestre fiscal a Amazon ainda não está certa se a estratégia "Kindle" já terá efeitos, e prevê uma janela de resultados que vão desde os 490 milhões de dólares de prejuízo até aos 310 milhões de dólares de lucro.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários