A queda dos orçamentos de TI e as demissões provocadas pela crise contribuíram para uma redução na taxa média de sucesso dos projectos conduzidos na área das tecnologias da informação entre as empresas. Esta é a conclusão de um estudo do The Standish Group.
Tendo por base entrevistas a 400 empresas de todo o mundo, a análise mostra que apenas 32 por cento dos projectos de TI realizados nos últimos dois anos podem ser vistos como bem-sucedidos, no que diz a cumprimento de prazos, orçamentos e resultados esperados.
Praticamente um em cada quatro projectos (24%) falhou. Neste grupo incluem-se todas as iniciativas canceladas antes da disponibilização e aquelas que chegaram a ser implementadas, mas nunca chegaram a ser efectivamente utilizadas.
Os restantes 44 por cento apresentam lacunas, nomeadamente por terem apresentado atrasos, terem excedido os seus orçamentos ou ainda por terem ficado aquém dos requisitos em termos de funcionalidades.
O The Standish Group assinala que esta foi a primeira vez em muito tempo que o estudo mostra um aumento na taxa média de projectos de TI falhados.
Calcula-se que 20 a 25 por cento dos cancelamentos ocorridos nos últimos dois anos tenham relação directa com o actual cenário económico.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários