
A polémica sobre os custos dos pagamentos eletrónicos está instalada depois do Grupo Jerónimo Martins ter ontem confirmado ao Público que só vai aceitar pagamentos com cartões para valores a partir dos 20 euros. O sector da restauração e hotelaria está também a preparar um contra-ataque contra as comissões dos cartões de crédito e débito e tem em marcha um projeto que envolve o pagamento com telemóveis, adianta hoje o Diário Económico.
A iniciativa, que recebeu o nome AHRESP Wallet, está a ser preparada com a parceria da Portugal Telecom e pode chegar ao terreno ainda em 2013, usando o telemóvel como meio de pagamento, em substituição dos cartões de crédito ou débito.
José Manuel Esteves, secretário-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), confirmou ao Diário Económico que o setor está a desenvolver este projeto como alternativa e contabiliza em 85 milhões de euros o valor pago anualmente em taxas de serviço pelos restaurantes e hotéis.
A associação já terá avançado com queixas sobre as taxas cobradas pelas transações eletrónicas à Autoridade da Concorrência, mas na ausência de pareceres favoráveis admite que são necessárias alternativas operacionais aos sistemas existentes.
Perante a ausência de pareceres favoráveis da Autoridade da Concorrência às queixas apresentadas pelos sectores da restauração e da distribuição, o secretário-geral da AHRESP conclui que "temos de encontrar alternativas operacionais ao que existe hoje, pôr a funcionar outras formas de pagamento como a que estamos a preparar com a PT".
O jornal não refere qual o sistema que está a ser testado, mas tudo indica que possa ser semelhante ao utilizado pela PT numa experiência interna, o TMN Wallet, sobre o qual o TeK já escreveu e que combina a tecnologia NFC com o SMS, USSD e QRCodes para garantir a universalidade de utilização com qualquer telemóvel.
As consultoras e analistas prevêm que os pagamentos através dos telemóveis vão disparar nos próximos meses, tornando-se num dos sistemas dominantes em pouco tempo. A Gartner prevê que ainda este ano 212 milhões de utilizadores recorram aos telemóveis para fazer pagamentos enquanto a Forrester prevê que na Europa Ocidental estes sistemas gerem receitas de 19,2 mil milhões de euros em 2017.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários