A polémica sobre os custos dos pagamentos eletrónicos está instalada depois do Grupo Jerónimo Martins ter ontem confirmado ao Público que só vai aceitar pagamentos com cartões para valores a partir dos 20 euros. O sector da restauração e hotelaria está também a preparar um contra-ataque contra as comissões dos cartões de crédito e débito e tem em marcha um projeto que envolve o pagamento com telemóveis, adianta hoje o Diário Económico.

A iniciativa, que recebeu o nome AHRESP Wallet, está a ser preparada com a parceria da Portugal Telecom e pode chegar ao terreno ainda em 2013, usando o telemóvel como meio de pagamento, em substituição dos cartões de crédito ou débito.

José Manuel Esteves, secretário-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), confirmou ao Diário Económico que o setor está a desenvolver este projeto como alternativa e contabiliza em 85 milhões de euros o valor pago anualmente em taxas de serviço pelos restaurantes e hotéis.

A associação já terá avançado com queixas sobre as taxas cobradas pelas transações eletrónicas à Autoridade da Concorrência, mas na ausência de pareceres favoráveis admite que são necessárias alternativas operacionais aos sistemas existentes.

Perante a ausência de pareceres favoráveis da Autoridade da Concorrência às queixas apresentadas pelos sectores da restauração e da distribuição, o secretário-geral da AHRESP conclui que "temos de encontrar alternativas operacionais ao que existe hoje, pôr a funcionar outras formas de pagamento como a que estamos a preparar com a PT".

O jornal não refere qual o sistema que está a ser testado, mas tudo indica que possa ser semelhante ao utilizado pela PT numa experiência interna, o TMN Wallet, sobre o qual o TeK já escreveu e que combina a tecnologia NFC com o SMS, USSD e QRCodes para garantir a universalidade de utilização com qualquer telemóvel.

As consultoras e analistas prevêm que os pagamentos através dos telemóveis vão disparar nos próximos meses, tornando-se num dos sistemas dominantes em pouco tempo. A Gartner prevê que ainda este ano 212 milhões de utilizadores recorram aos telemóveis para fazer pagamentos enquanto a Forrester prevê que na Europa Ocidental estes sistemas gerem receitas de 19,2 mil milhões de euros em 2017.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.