A Bloomberg avança hoje uma notícia que promete mudar o mercado informático: a Toshiba prepara-se para adquirir a unidade de produção de discos rígidos da Fujitsu.

Segundo a mesma fonte, as duas empresas estão na fase final das conversações e o negócio poderá materializar-se no final deste mês.

Ao que tudo indica, a estratégia tem em vista a redução de custos por parte de ambas as fabricantes, o aumento da rentabilidade no segmento em causa e a conquista de quota de mercado face aos concorrentes.

Actualmente, a Toshiba é o quinto maior produtor de discos rígidos a nível mundial, com 7,2 por cento dos 25 milhões de euros que constituem o mercado. A ela segue-se, precisamente, a Fujitsu, com 6,9 por cento de quota.

A combinação de divisões de ambas as companhias poderá representar um volume de negócios de 5,9 mil milhões de euros, um valor que supera a fatia da Samsung - quarto fabricante mundial - no mercado.

Segundo informações publicadas na imprensa japonesa, a aquisição poderá custar à Toshiba algo como 337 milhões de euros.