A Toshiba está a planear adquirir a totalidade da Toshiba Matsushita Display Technology, uma parceria que mantém com a Panasonic para o segmento de ecrãs LCD.

Até aqui, a japonesa detinha 60 por cento do negócio mas a sua intenção passa por comprar a restante fatia à Panasonic por vários milhões de ienes, assegura uma fonte próxima da empresa à Reuters.

Os maus resultados da joint-venture podem estar na origem do interesse da Toshiba uma vez no final do ano fiscal de 2008, prestes a finalizar, a joint-venture deverá anunciar uma quebra de 230 milhões de euros nos seus resultados operativos.

A fabricante nipónica quer assim pegar no negócio e estimular a produção, principalmente no que se refere ao segmento de ecrãs de pequena e média dimensão.

Por sua vez, com a entrega da sua parte, a Panasonic conseguiria concentrar os seus esforços numa outra parceria que tem para ecrãs de maior dimensão. Trata-se de um negócio com a Hitachi. A ideia era boa não estivesse esta última a ceder à crise com o despedimento de 800 colaboradores.