A Toshiba ocupa atualmente a quarta posição nas vendas de televisores em Portugal, ao garantir 5% de quota de mercado. A fabricante está empenhada em conseguir atingir o terceiro lugar que já ocupou noutros trimestres e para atingir o objetivo existem na estratégia da empresa televisores de vários tamanhos, com várias tecnologias e nos mais variados preços.

No primeiro trimestre de 2013 a tecnológica japonesa vendeu cerca de 10 mil equipamentos em Portugal, número que está em conformidade com as vendas dos trimestres anteriores. No ano passado foram comercializadas perto de 40 mil TVs.

A gestora de produtos de consumo na área de TV, Ana Paula Martins, reconheceu em conversa com o TeK que o objetivo de recuperar a terceira posição vai depender de muitos fatores. A crise económica e a contração do mercado não ajudam, além do facto de a Toshiba ainda ter que lutar contra o estigma de que marcas como a Samsung e a LG é que oferecem as melhores soluções de TV.

O ano de 2012 acabou por ser um ano onde houve um outro fator que condicionou a competição do segmento de TV: as denominadas marcas brancas foram responsáveis por 30% das vendas em território nacional.

Quanto às características dos equipamentos mais procurados nos últimos trimestres parece não haver dúvidas: televisores de 22 e 32 polegadas são os sucessos comerciais. Ana Paula Martins revelou que existem outras tendências que começam a ganhar força como a procura por ecrãs de 42 polegadas ou maiores, e pela cada vez menor procura por televisores de 17 e 19 polegadas.

As armas

Televisores LED, combinadas com DVD, Smart TV, Ultra HD, Full HD, HD Ready ou 3D são algumas das características que dão corpo ao conjunto de soluções que a Toshiba disponibiliza ou vai disponibilizar.

[caption]W1 W2[/caption]

As gamas W1 e W2, as mais básicas e mais baratas da marca, já estão à venda. Nos próximos dias e durante as próximas semanas vão chegar as séries L4, L6 e L7, que se caracterizam acima de tudo pelas opções de conectividade como HDMI, MHL, Wi-Fi e tecnologia Wireless Display da Intel.

[caption]L Series[/caption]

Disponíveis em tamanhos que vão das 32 às 58 polegadas - dependendo da gama -, todos os televisores vêm equipados com o Toshiba Cloud PT, sistema operativo e interface que alimenta o conceito de Smart TV dos equipamentos.

A partir das 58 polegadas existe a série L9, que é apresentada como a topo de gama da fabricante. Os fatores de diferenciação estão no preço - três mil euros para o modelo de 58 polegadas que sobe até aos 15 mil euros na versão de 84 polegadas -, na resolução Ultra HD do ecrã e no processador Cervo 4K, composto por seis núcleos e que garantem todo o processamento de imagem. As Ultra HD ficam disponíveis em agosto.

[caption]Ultra HD[/caption]

Os preços dos televisores variam entre os 250 euros para as gamas mais baixas - W1 e W2 - e podem atingir várias centenas de euros nas versões de gama média e alta com tamanhos acima das 32 polegadas: varia dos 449 euros até aos 1.599 euros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico