A Uber está a testar novas alternativas de transporte. Depois de, em 2010, se estrear nas estradas, a empresa norte-americana começou agora a testar uma alternativa marítima na Croácia.

O serviço pode ser requerido pela app da Uber, tal como acontece com o transporte automóvel, e é feito por uma pequena frota de barcos que oferece a possibilidade de viajar entre as cidades de Split, Dubrovnik e a ilha de Hvar. Cada barco pode transportar 12 pessoas de uma só vez.

Os preços das viagens, no entanto, dificilmente vão sair em conta. De acordo com a imprensa internacional, uma travessia entre a zona continental do país e a ilha de Hvar, custa cerca de 350 euros e o valor poderá subir de acordo com a quantidade de passageiros a bordo.

Tal como em Portugal, a Croácia também tem sido palco de protestos por parte dos taxistas locais. Os profissionais alegam que a Uber tem operado de forma ilegal no país e estão a tentar fazer com que a empresa seja proibida de desenvolver qualquer atividade em solo croata, tal como já aconteceu noutros destinos.

Mais importa dizer que estas não são as primeiras travessias marítimas em que a Uber testa este transporte alternativo. O UberBOAT, como é denominado o serviço, já esteve, em 2015, em período experimental na cidade turca de Istambul.