A Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) e a Associação Industrial de Portugal (AIP) assinaram hoje um protocolo de cooperação que pretende fomentar o uso das tecnologias de informação junto do tecido empresarial português. O rpotocolo foi formalizado no Centro de Congressos de Lisboa onde decorre o Fórum de Lisboa para a Sociedade da Informação.



Nos termos do acordo, a UMIC propõe-se "catalizar e mobilizar parcerias entre agentes económicos e sociais para promover o desenvolvimento da sociedade da informação, bem como contribuir para o reforço da competitividade da economia portuguesa, modernização da Administração Pública, qualificação dos portugueses e aumento da qualidade de vida", tendo como último objectivo a promoção da inovação.



Por seu lado, a AIP propõe-se desenvolver, no tecido empresarial, competências nos domínios das tecnologias e sistemas da informação, promover a utilização pelas empresas de tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de apoio ao negócio. A associação compromete-se igualmente a promover a utilização de tecnologias de informação e comunicação junto de empresas e incentivar o uso de comércio electrónico em especial nas PMEs.



A promoção, criação e desenvolvimento de iniciativas empresariais nesta área está também contemplado neste acordo.



As duas entidades irão levar a cabo um conjunto e iniciativas onde se incluem o Fórum de Lisboa sobre Sociedade de Informação (destinado a empresas e administração pública); reuniões periódicas entre UMIC e CETIC; desenvolvimento de projectos de formação de recursos humanos nas empresas e AP; iniciativas de apoio às PMEs.



A execução de um projecto piloto de implementação de redes wireless e de banda larga no Centro de Congressos de Lisboa está também previsto.

Notícias Relacionadas:

2003-07-04 - CETIC formaliza adesão de mais membros e elege dirigentes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.