O Conselho de Ministros aprovou hoje a Lei Orgânica do Governo, onde se determina a mudança da tutela da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento e do Gabinete de Gestão do programa POS_Conhecimento para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).



Recorde-se que a UMIC foi inicialmente concebida como Unidade de Missão pelo anterior Governo PSD, reportando ao antigo Ministro da Presidência. O objectivo era manter a UMIC o mais próximo possível do Primeiro-Ministro, visto que esta era uma unidade transversal aos vários ministérios, coordenando as diferentes políticas de cada um para a Sociedade da Informação.



Já no início deste ano, a UMIC assumiu nova personalidade jurídica transformando-se em Agência para a Sociedade do Conhecimento e mantendo Diogo Vasconcelos, antigo gestor da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento, como director interino (ver Notícias Relacionadas).



O Gabinete de Gestão do POS_Conhecimento - o programa operacional que herdou e alargou competências do antigo POSI - estava, por sua vez, sob alçada da Agência para a Sociedade do Conhecimento.



Caberá agora ao actual Governo mandatar os novos quadros da UMIC. O TeK tentou contactar o MCTES para saber se já estão previstas alterações estruturais a esse nível, mas tal não foi possível até à publicação deste artigo. Também não foi possível obter de Diogo Vasconcelos um comentário, visto que o responsável da UMIC se encontra fora do país, em representação da Agência.



Pretendendo instalar uma estrutura governativa adequada ao cumprimento do Programa do Governo, a Lei Orgânica hoje aprovada determina ainda a criação da Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico, que ficará sob a alçada do Ministério da Economia e da Inovação.



Notícias Relacionadas:

2005-03-24 - Inov-Jovem aprovado em reunião de Conselho de Ministros

2005-03-21 - Governo PS vai formar Unidade de Missão para implementar Plano Tecnológico

2005-03-07 - Mariano Gago volta a assumir direcção da Ciência e Tecnologia no Governo

2004-11-10 - UMIC assume nova personalidade jurídica no início de 2005