A grande maioria dos organismos da Administração Pública central dispõe de ligação de acesso à Internet (98%) e quatro em cada cinco destas entidades mantém uma presença efectiva online, segundo dados revelados recentemente pelo Núcleo de Estatísticas da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), organismo que veio substituir as funções do Observatório das Ciências e das Tecnologias (OCT) no que diz respeito aos indicadores relativos à Sociedade da Informação.



O inquérito à utilização das tecnologias da informação e da comunicação na Administração Pública central, realizado entre Fevereiro e Julho de 2002 a 298 organismos revela que todas as entidades ligadas à Administração Pública Central possuem computador, uma situação que já se verificava em 2000.



A ligação à Internet registada em 2002 entre estes organismos também se manteve estável relativamente aos últimos números apurados, situando-se nos 98 por cento.
Verifica-se, por outro lado, que os organismos com presença online são actualmente 81 por cento, comparativamente aos 71 por cento registados em 2000, sendo este um dos indicadores com maior crescimento nos últimos dois anos.




Os dados provisórios deste inquérito indicam ainda que 47 por cento dos computadores da Administração Central estão agora ligados à Internet. Porém, dentro das instituições, apenas 27 por cento dos funcionários têm acesso à rede, embora 58 por cento use regularmente o computador.




Estes dois indicadores de utilização de computador e de acesso à Internet por parte dos trabalhadores tiveram também um crescimento pouco significativo, já que em 2000 os valores apurados eram de 22 por cento do funcionários a usar a Internet e 56 por cento com utilização regular de computador.





Notícias Relacionadas:
2002-12-18 - Primeira reunião da Comissão Interministerial apresenta prioridades

2002-06-28 - Primeiro-ministro promete plano para Governo electrónico até ao final do ano

2002-02-28 - Avaliação dos sites do Estado aponta falhas na acessibilidade a cidadãos com necessidades especiais