Depois de um ano caracterizado por uma "intensa competitividade, extrema volatilidade e uma economia enfraquecida", Jorma Ollila, presidente e director executivo da Nokia mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos pela empresa no quarto trimestre de 2001, embora as vendas registadas estejam cerca de 5 por cento abaixo das obtidas em período homólogo de 2000.



Em comunicado oficial, o presidente da Nokia afirma que a posição estratégica da empresa é agora melhor, tendo sido atingida uma quota de mercado na área de telemóveis de 37 por cento, e que a entrada no ano 2002 está sustentada na sua forte marca, gama de produtos e capacidade operacional. Neste ano as previsões da Nokia são para melhores condições de mercado, com um crescimento global das vendas de infraestruturas e telemóveis de 15 por cento.



Os accionistas da Nokia devem receber 0,27 euros (mais de 54 escudos) por acção na sequência dos resultados do ano de 2002, segundo proposta da administração da Nokia. A empresa obteve no ano passado lucros de 2,2 mil milhões de euros (441 milhões de contos) para vendas de 31.191 milhões de euros (6,2 mil milhões de contos), um crescimento de 3 por cento em relação à facturação obtida em 2000 mas um decréscimo de 44 por cento nos lucros líquidos. No quarto trimestre de 2001 as vendas foram inferiores às do período homólogo de 2000 em 5 por cento, registando-se uma facturação de 8.788 milhões de euros (1,7 mil milhões de contos) e um lucro de 450 milhões de euros (90 milhões de contos), 63 por cento abaixo dos últimos três meses do ano anterior.



Esperando um crescimento de vendas global de 15 por cento no ano de 2002, o comunicado de imprensa da Nokia sobre os resultados transmite optimismo, apesar de indicar que o primeiro e o segundo trimestres serão de facturação inferior aos períodos homólogos de 2001.
Globalmente as vendas para o mercado de redes de comunicações deverão ser as mesmas que em 2001, mas a empresa identificou uma oportunidade de mercado nos Estados Unidos, quando os operadores migrarem para as redes GSM/EDGE e outros avançarem para o WCDMA. Porém, a Europa deverá manter as mesmas condições de mercado pelo menos durante o primeiro período do ano.



Em relação ao mercado de equipamentos móveis as estimativas preliminares apontam para vendas globais de 380 milhões de telemóveis durante o ano de 2001, sendo que 106 milhões de unidades foram vendidas durante os últimos três meses do ano. A Nokia estima assim que a sua quota de mercado tenha atingido os 37 por cento em 2001, já que as vendas dos equipamentos com a sua marca se elevaram a 140 milhões de unidades.



A Nokia espera que em 2002 as vendas globais atinjam as 420 a 440 milhões de unidades, sendo o crescimento estimulado pelo mercado de substituição de equipamentos e aquisição de segundo telemóvel.

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