Segundo um estudo revelado na semana passada pela Semiconductor Equipment and Materials International (SEMI) as vendas mundiais de equipamentos para fabrico de chips cresceu 5,7 em Agosto de 2003 em comparação com o mês homólogo de 2002, chegando aos 1,44 mil milhões de dólares.

Porém, o valor de mercado no mês de Agosto foi 22,3 por cento inferior ao registado em Julho último - a qual estava 2,25 por cento acima da de Julho de 2002 - depois de dois meses de ganhos sucessivos, anunciou a SEMI. Para a mesma fonte, esta volatilidade dos resultados é em grande parte explicada por factores sazonais.

Quanto ao referido crescimento de 5,7 por cento, registado em Agosto de 2003, pode indicar que o sector dos semicondutores está a entrar num ciclo de crescimento positivo impulsionado pela recuperação económica dos fabricantes de semicondutores, isto depois de uma fase menos boa.

A provar isso mesmo está o anúncio, na semana passada, da Tokyo Electron - a segunda maior fabricante de equipamentos para chips - de que iria rever em baixa a sua previsão de perdas para o semestre que terminou a 30 de Setembro. Para a apoiar esta decisão a firma alegou precisamente o início da retoma económica nas empresas de semicondutores.

Notícias Relacionadas:
2003-06-15 - Indústria de semicondutores deverá crescer 16,8% em 2004
2003-01-02 - Vendas de chips aumentam na Europa mas diminuem nos EUA e no Japão