Pelas contas da IDC, no segundo trimestre do ano foram vendidos 64,9 milhões de computadores em todo o mundo, num crescimento de 4,7%. Os números da Gartner são ligeiramente diferentes, mas apontam a mesma tendência de crescimento. Nas contas da empresa, foram vendidas 63 milhões de unidades, 1,5% a mais que no mesmo período do ano passado.

As duas analistas estão de acordo no que se refere à performance das vendas de computadores na EMEA durante o segundo trimestre, reconhecendo um regresso ao crescimento.

Também estão de acordo em relação à liderança do mercado, que pertence à Lenovo. Para a IDC a fabricante chinesa vendeu 16,2 milhões de unidades no período, para a Gartner 15,7 milhões, o que lhe garantiu um quarto das vendas totais.

A HP ocupa a segunda posição no ranking, com uma quota de 23,7%, que traduz crescimento, mas que não chegou para evitar que a Lenovo a ultrapassasse. A Dell fecha o top 3, com a Acer e a Apple nas posições seguintes.

As tensões comerciais que têm marcado a atualidade não tiveram grande impacto neste trimestre, embora as analistas acreditem que possa vir a ter nos próximos, com a possibilidade de aumentos significativos de preços nos EUA. Pela positiva, este segundo trimestre do ano ficou marcado pela retoma no fornecimento de processadores Intel e pela atualização do Windows 10, que ajudaram a dinamizar as vendas de PCs.

As diferenças nos dados apurados pela IDC e pela Gartner refletem uma forma diferente de contabilização dos números. A Gartner inclui nas contas desktops, portáteis e ultra-portáteis. Exclui iPads e Chromebooks. A IDC inclui Chromebooks e estações de trabalho, mas deixa fora das contas os tablets e os servidores x86.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.