O negócio parece correr bem à Samsung. A empresa terá registado um lucro recorde no quarto trimestre de 2011, para o qual contribuíram as vendas excecionais de smartphones.

Segundo os resultados preliminares, a fabricante coreana obteve um lucro operacional de 5,2 biliões de wons (cerca de 3.500 milhões de euros), valor que representa uma subida de 22% face aos três meses anteriores.

O lucro real, que será revelado ainda este mês, pode ter uma variação de 200 mil milhões de wons para cima ou para baixo em relação aos valores provisórios anunciados hoje.

A conformar-se o crescimento dos ganhos, os valores do quarto trimestre de 2011 poderão superar o lucro recorde de 5 biliões de wons registado pela empresa no segundo trimestre de 2010.

Entre outubro e dezembro últimos, a Samsung terá vendido 35 milhões de unidades de smartphones, número recorde e 25% acima do conseguido nos três meses anteriores.

Em 2012 o BNP Paribas e a Korea Investment & Securities, citados pela Reuters, estimam vendas de 170 milhões de smartphones, que comparam com os 95 milhões vendidos em 2011.

A Samsung é atualmente apresentada como a líder mundial neste segmento, à frente da Apple, embora permaneça atrás da Nokia nos telemóveis "em geral". Em Portugal é líder nos dois segmentos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé