A Vodafone Portugal “subtrai e segue”. A operadora portuguesa de telecomunicações voltou a perder clientes, pelo sétimo trimestre consecutivo: entre o segundo trimestre fiscal de 2013 e o deste ano, que terminou em setembro, a operadora perdeu 539 mil clientes.



A 30 de setembro a operadora registava 5,357 milhões de clientes em todas as suas áreas de negócio. Estendendo a análise da perda de clientes até ao segundo trimestre fiscal de 2012, o valor já baixou perto de um milhão de clientes.



Mesmo registando um balanço negativo, na área da banda larga fixa a empresa continua a cativar consumidores. No espaço de um ano a Vodafone mais do que duplicou o número de clientes neste segmento de negócio: de 133 mil para os 276 mil que tem atualmente.



A perda no número total de clientes tem um impacto direto nas receitas da empresa que no espaço de um ano viu os seus resultados baixarem 24 milhões de libras, o equivalente a 30 milhões de euros. A Vodafone Portugal fechou o segundo trimestre do ano com receitas de 185 milhões de libras, cerca de 236 milhões de euros.



A receita média por utilizador (ARPU) aumentou ligeiramente em comparação com igual período do ano passado, dos 12,10 euros para os 12,20 euros. Olhando para a divisão entre clientes em contrato e clientes em pré-pago, houve uma quebra no ARPU do primeiro grupo para os 24,1 euros – de 28,5 -, e no segundo grupo as receitas médias baixaram 20 cêntimos, situando-se atualmente nos 8,20 euros.



Os clientes em modelo pré-pago representam 74% dos utilizadores dos serviços de telefonia móvel da Vodafone Portugal.



A operadora revelou ainda alguns resultados relativos aos valores de consumo do mercado português, com destaque para os 5.333 Terabytes (TB) de dados consumidos através de Internet móvel.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico