Em Maio de 2004, o volume de transacções de valores mobiliários através da Internet atingiu os 395 milhões de euros, numa quebra de 16 por cento face ao mês anterior. O número de transacções foi contudo superior em 19 por cento ao alcançado em idêntico período de 2003, indicam os mais recentes dados estatísticos da Comissão Nacional de Valores Mobiliários (CMVM).



No que diz respeito ao valor médio transaccionado por sessão de bolsa, a negociação com origem na Internet foi de 18,8 milhões de euros, o que se traduz num crescimento de 19 por cento comparativamente a período homólogo de 2003 e numa quebra de 20 por cento face a Abril de 2004. indica a CMVM.



No quinto mês deste ano, o peso do volume no total das transacções efectuadas em sessões normais da Euronext Lisbon fixou-se nos 7,4 por cento, um valor inferior à média de 9,2 por cento apurada para o ano de 2003.



Apesar da tendência de contracção verificada, em termos de volume negociado, na actividade da generalidade dos intermediários financeiros mais representativos, CGD, BTA e Santander foram excepções, revelam os dados estatísticos mensais da CMVM relativos ao mês de Maio.



Em termos de quota de mercado, a Comissão destaca o crescimento da CGD - que conquistou 1,1 por cento -, seguindo-se o BCP que registou um aumento de 0,6 por cento. Em contrapartida, o BIG, o BPI e o Finibanco foram os intermediários financeiros que registaram as maiores descidas.



No que diz respeito aos líderes de mercado, as posições não se alteraram face a Abril de 2004. O ActivoBank, através do serviço Activobank7 continuou a liderar as transacções através da Internet no mês de Maio, com uma quota de 30,5 por cento, mais 10,3 por cento do que o seu rival mais directo, o Banco de Investimento Global, através do BIGonline. Na terceira posição, surge o MillenniumBCP do Banco Comercial Português, com uma quota de 11,4 por cento, seguido do BPI Online, do Banco Português Investimento, com uma quota de mercado que em Maio de 2004 se situava nos 7,5 por cento.



Notícias Relacionadas:

2004-05-19 - Transacções de bolsa através da Internet com quebra acentuada face a mês anterior

2003-10-27 - Setembro marca recuperação no volume de transacções de bolsa online