Está a decorrer uma investigação instaurada pelo executivo comunitário à Wanadoo Interactive, uma filial para a área da Internet da France Telecom, devido a suspeita de abuso de posição dominante nos serviços de acesso Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) no
mercado francês, segundo comunicado publicado pela Comissão Europeia recentemente.

Ao que tudo indica, os serviços de ADSL daquele operador Internet são cobrados abaixo do preço de custo, o que se afigura como abuso da posição dominante de acordo com o artigo 82 do Tratado ADSL em vigor nas instâncias comunitárias. Segundo Bruxelas, o serviço ADSL está agora a iniciar-se por isso é essencial que, durante esta fase de crescimento não existam operadores que tentem monopolizar o mercado.

No passado mês de Setembro, os serviços competentes da Comissão Europeia abriram uma investigação formal sobre o "Pack X-Tense" e o "Wanadoo Adsl", os dois produtos disponibilizados pela filial France Telecom, por suspeitar que os seus preços estavam realmente abaixo dos custos face aos concorrentes.

Por não terem por detrás o apoio da France Telecom, estes concorrentes que oferecem serviços ADSL, ao contrário da Wanadoo, são "incapazes de resistir à pressão do preço e do custo imposto e, na prática, vêm-se obrigados a abandonar o mercado", tal como esclarece o comunicado, apontando o caso da empresa Mangoosta como exemplo.

A Wanadoo Interactive é uma sucursal detida em 99 por cento pla Wanadoo, a qual pertence 72 por cento à France Telecom, o operador de telecomunicações dominante em França. Em finais do passado mês de Novembro, a Wanadoo contava com 60 por cento do mercado francês, no que diz respeito ao acesso à Internet por modem de cabo, e cerca de 80 por cento do acesso à Internet por ADSL.


Notícias Relacionadas:

2001-08-31 - France Telecom aumenta EBITDA em 14 por cento

2001-06-21 - France Télécom integra todos os serviços móveis na marca
Orange

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.