Juntar o formato HD DVD e Blu-ray num único disco é o objectivo da Warner Bros que planeia lançar na CES o disco Total HD. A empresa da Time Warner quer garantir o suporte de retalhistas e de outros estúdios de cinema para a produção de conteúdos de vídeo de alta definição num único disco que suporte os formatos defendidos pela Sony e a Toshiba.

O anuncio será formalizado na principal feira de electrónica de consumo norte americana, que começa na próxima semana em Las Vegas, mas são já conhecidos alguns detalhes sobre o projecto, nomeadamente a possibilidade de evitar amargos de boca aos utilizadores que optem por adquirir leitores de um formato específico.

Em entrevista ao New York Times, Barry Meyer, presidente e director geral da Warner, explicou que a ideia de produzir os discos Total HD surgiu quando a empresa percebeu que nenhum dos formatos propostos pela Sony e a Toshiba iria ser descontinuado de forma rápida. A Warner é uma das poucas editoras que tinha optado por lançar os seus títulos nos dois formatos, ao contrário de outros estúdios que se tinham colocado de um lado ou do outro da "guerra".

"O melhor é reconhecer que vão existir dois formatos e não o tornar um facto negativo para o consumidor", afirmou Barry Meyer ao jornal norte-americano. O presidente da Warner defende também que esta é uma melhor opção para os retalhistas, que querem vender hardware e não pretendem fazer stocks de DVds em dois formatos diferentes.

O Total HD pode ser uma alternativa mais lógica face à oferta de leitores de DVD e títulos de vídeo de um único formato, ou mesmo perante a comercialização de leitores duplos, como o que a LG tenciona apresentar também na CES na próxima semana. Este leitor poderá tornar-se mais caro do que os que suportam apenas Blu-ray ou HD DVD, uma hipótese já avançada por diversos analistas apesar de ainda não se conhecer o valor de comercialização.

A indústria cinematográfica e de electrónica de consumo encontra-se dividida entre os dois formatos rivais, com os fabricantes a colocarem-se do lado da Sony ou da Toshiba, ao mesmo tempo que também os principais estúdios de cinema norte americanos optam por um dos lados.

A Metro-Goldwyn-Mayer, a 20th Century Fox e a Walt Disney Pictures estão assumidamente do lado do Blu-ray, enquanto a Universal Studios só edita títulos em HD DVD. Por outro lado a Paramount Pictures e a Warner optaram por publicar os filmes nos dois formatos.

A estratégia agora alinhada pela Warner poderá não convencer os estúdios rivais a aderir a este formato duplo, até porque existem ligações muito próximas da indústria à Sony e à Microsoft que obrigam a alguma fidelidade com os formatos já adoptados.

Notícias Relacionadas:

2007-01-04 - LG apresenta leitor de DVD com suporte a HD DVD e Blu-Ray na CES
2006-12-29 - Hacker descobre falha nos sistemas anti-cópia dos suportes HD-DVD e Blu Ray

2006-09-28 - Sony estreia Blu Ray em Portugal com portáteis Vaio antes do Natal
2006-09-04 - Principais estúdios garantem filmes a tempo do lançamento europeu dos vídeos de próxima geração
2006-09-01 - Leitores HD DVD da Toshiba chegam à Europa em Novembro
2006-06-30 - Toshiba inicia comercialização do primeiro portátil com HD DVD no mercado português