A Western Digital anunciou um acordo para a aquisição da Hitachi Global Storage Technologies. O negócio vai implicar o pagamento de 4,3 mil milhões de dólares. Deste valor, a WD desembolsa 3,5 mil milhões de dólares em dinheiro e o restante em acções.



Com o negócio a Western Digital - focada essencialmente nos discos externos para o mercado de consumo - ganha relevância no mercado de discos internos para centros de dados, uma área onde a Hitachi é mais forte.



De acordo com dados da iSuppli, a Hitachi controla 18 por cento do mercado de tecnologias de disco rígido, o que ajudará a Western Digital a reforçar a actual posição de 31 por cento neste mercado, que lidera. A segunda fabricante mais relevante é a Seagate, que com a operação perde terreno.



Recorde-se que já em 2007 a WD foi às compras, adquirindo a Komag. Dois anos mais tarde voltou a ir ao mercado para reforçar competências, com a compra da SiliconSystems. A Hitachi nos últimos anos também reforçou o portefólio. O negócio mais importante foi a aquisição da unidade de discos rígidos da IBM.



A nova aquisição da WD deverá estar concluída em Setembro, de acordo com as estimativas apontadas pela empresa.