A Yahoo! continua a apostar na estratégia de aquisição de pequenas empresas para melhorar os serviços próprios e desta vez a "vítima" foi a IQ Engines, uma empresa especializada em tecnologia de reconhecimento de imagens. Tudo para melhorar o recentemente melhorado Flickr.

Na última atualização da rede social de imagens e fotografias a Yahoo! tornou a navegação por fotos uma experiência mais agradável e mais intuitiva. Mas com o conhecimento da IQ Engines a gigante norte-americana espera conseguir organizar de forma ainda mais eficiente o vasto catálogo de fotografias que são carregadas diariamente na plataforma online.

A tecnológica liderada por Marissa Mayer pode usar a experiência da startup para criar uma aplicação para dispositivos móveis que categoriza todas as imagens disponíveis no equipamento com base na localização e nos conteúdos das fotos - objetos ou pessoas. Mas o primeiro passo deve ser a implementação desta tecnologia no software móvel do Flickr.

A pesquisa de imagens também vai ser uma vertente onde a equipa da startup vai trabalhar em conjunto com a equipa do Flickr, segundo nota da IQ Engines na sua página oficial.

A empresa, que foi adquirida por um valor não revelado, já cancelou o registo de novos utilizadores e deu 30 dias para que os atuais utilizadores continuem a usar a API do serviço. O negócio pode ter valido mais de seis milhões de dólares, sendo este o valor aproximado de vários investimento que a IQ Engines já tinha recebido desde 2010.

Desde o início do ano a Yahoo! já comprou quase duas dezenas de pequenas empresas que estão a ser usadas para melhorar os produtos-chave. Um dos melhores exemplos é a aplicação Yahoo! Weather para dispositivos móveis que sofreu uma revolução visual e figura entre as melhores aplicações de meteorologia.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico