A necessidade de reduzir o número de unidades de negócio de 44 para apenas 6, vai obrigar a Yahoo! a despedir 400 dos seus funcionários. De acordo com as declarações à Associated Press do presidente executivo da Yahoo!, Terry Semel, a empresa necessita de reduzir a sua dependência da publicidade e gerar novos serviços pagos.



Apesar do número de despedimentos, o processo de reestruturação da empresa irá permitir a recolocação de 100 trabalhadores por novos cargos, o que de facto leva a que os despedimentos efectivos sejam de 300 funcionários. Peloa primeira vez em 6 anos de existência a Yahoo! efectuou corets no número de postos de trabalho em Abril último, dispensando na altura 420 empregados.



Esta reestruturação surge no seguimento do anúncio de quatro trimestres fiscais com perdas consecutivas, e da indiferença sentida em relação ao interesse dos consumidores nas recentes ofertas de subscrição.



A publicidade representa 90 por cento das receitas de 1,1 mil milhões de dólares (249 milhões de contos ou 1,243 mil milhões de euros) da Yahoo!, alcançadas no ano passado, o que se traduz num problema agora que as dotcom e a economia estão a atravessar um período de abrandamento do investimento. Terry Semel espera reduzir essa percentagem de receitas para 76 por cento até ao final do ano, e fazer com que a publicidade represente 50 por cento das vendas em 2004.



A Yahoo! irá disponibilizar mais serviços aos consumidores e empresários, para além de querer transformar o seu motor de busca num produto lucrativo através do pagamento, por parte do anunciantes, para que tenham algumas palavras chave que conduzam aos seus sites. A empresa vai também procurar obter mais lucros através de compras, acções e serviços de acesso à Internet em todo o mundo.



O portal anunciou esta semana uma parceria com a Overture para disponibilizar listagens de resultados pagos de pesquisa – serviço que funcionará até Abril de 2002 altura em que a Yahoo! deciderá se renova o contrato, ou passa utilizar uma tecnologia própria –, e um negócio com SBC Communications para fornecer acesso à Internet a alta velocidade através da subscrição de linhas digitais.



A Yahoo! que afirma ter 218 milhões de utilizadores registados, 80 milhões dos quais são considerados utilizadores activos, quer que pelo menos 10 milhões estabeleçam uma relação directa de facturação com a empresa. O objectivo, segundo Terry Semel é transformar o portal mais num fornecedor de serviços, do que num agente de distribuição.



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