O portal Yahoo! estabeleceu um acordo com a Overture, antiga GoTo, no sentido de adoptar na sua listagem de resultados de pesquisa o modelo de posicionamento pago. O serviço será usado até Abril de 2002, data após a qual a Yahoo! poderá adoptar tecnologia própria ou renovar o contrato com a Overture.



A integração deverá ser implementada já a partir de amanhã, dia 15 de Novembro, num serviço com o nome de "Yahoo! Sponsor Matches". Em comunicado divulgado pela Overture é sublinhado que existirá uma demarcação clara dos resultados de pesquisa pagos, que serão exibidos numa área separada.



Através deste serviço as empresas podem garantir um melhor posicionamento nas páginas de resultados de pesquisas pagando pelo serviço, em vez de dependerem de algoritmos de inteligência artificial ou recomendações editoriais. A Overture assinara já acordos semelhantes com a America Online, Netscape, Lycos e Altavista.



O Yahoo! tinha já alguns serviços semelhantes para as empresas, nomeadamente o Sponsored Sites, que permitia às empresas já listadas nos directórios do portal melhorarem a posição da referência às suas páginas em categorias comerciais específicas. Também no Yahoo! Express era possivel fazer um registo pago de forma a acelerar o processo de revisão da inscrição de um site e a sua inclusão no directório do Yahoo!.



A necessidade de diversificar as fontes de receitas dos motores de busca tem levado a uma crescente adopção destes modelos de pagamento por inclusão ou por localização nos resultados de pesquisas. A iniciativa da Overture está a conseguir também uma grande adesão da parte dos comerciantes e a empresa afirma contar já com 49 mil anunciantes.

Notícias Relacionadas:

2001-09-14 - Inaugurado motor de busca português que vende posicionamento nos resultados

2001-09-11 - GoTo transforma-se em Overture