Há mais uma disputa de patentes a animar a atualidade tecnológica. A Yahoo entregou num tribunal da Califórnia uma queixa contra o Facebook, a quem acusa de violar 10 das suas patentes. Em causa estão metodologias relacionadas com a publicidade na Internet ou a conversação online, por exemplo.



A empresa alega que recorre aos tribunais depois de tentar receber direitos pela utilização da sua tecnologia patenteada, diretamente através do contacto com o Facebook. No final de fevereiro já tinha aliás sido notícia que a Yahoo reclama à rede social o pagamento de direitos relacionados com o uso desta propriedade intelectual patenteada.




Nos documentos que entregou no tribunal, a Yahoo assegura que o Facebook tinha um péssimo desempenho na área da publicidade online antes de adaptar as suas ideias. A empresa também acrescenta que o próprio Mark Zuckerberg já admitiu que o Facebook tira partido de ideias de outros.




Uma porta-voz do Facebook comentou entretanto a decisão da Yahoo de avançar para a justiça, lamentando a decisão da empresa com quem a rede social trabalha há vários anos. “Estamos dececionados”, sublinhou Jonathan Thaw citado por vários meios.




As disputas legais sobre patentes tornaram-se notícia recorrente e hoje são quase menos as empresas que passam ao lado dos processos legais relacionados com propriedade intelectual, que as que se envolvem neles, olhando para o leque de principais atores na área da Internet e das comunicações.




Só o Android e as tecnologias que utiliza dá mote – direta ou indiretamente – a processos que envolvem hoje a Apple, a Microsoft, a Motorola, a Samsung ou a HTC.




As tecnologias que permitem fotografar e editar imagem em telemóveis justificam quase outras tantas ações judiciais, com a Kodak de um lado e os fabricantes móveis do outro, e mais exemplos há para apontar.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira