A Younited Credit anunciou a conclusão com sucesso de uma ronda de financiamento de 170 milhões de dólares, o equivalente a 140 milhões de euros. Com oferta disponível em Portugal, a fintech que gere um marketplace europeu de crédito ao consumo, explica que o investimento vai ser usado para fortalecer a presença nos cinco mercados onde já opera: Portugal, Itália, Espanha, Alemanha e França.
“Esta nova ronda de investimento vem permitir um forte investimento em tecnologia mais disruptiva e em produtos baseados na análise de dados, para o benefício dos nossos clientes e parceiros”, explica Charles Egly, CEO e co-fundador da Younited.
Em Portugal, os planos passam por tirar partido da maior abertura dos consumidores para serviços financeiros digitais, lançamento de uma oferta B2B e por um reforço da equipa de suporte ao negócio.
“O consumidor português é naturalmente mais receoso na compra online de serviços financeiros, muito possivelmente pela crise de confiança no setor bancário, mas também pela menor adoção de soluções tecnológicas”, refere Annie Criscienti, Deputy CEO da Younited para Portugal.
A responsável destaca no entanto que a “pandemia veio alterar comportamentos e sentimos um mercado totalmente diferente, mais aberto e mais disponível”, para as soluções financeiras digitais, antecipando crescimento para a Younited.
No país, a empresa tem vindo a crescer e pretende atribuir cerca de 4 milhões de euros por mês em créditos ao consumo, chegando ao marco de 50 milhões de euros atribuídos em 2022.
“O consumidor português é naturalmente mais receoso na compra online de serviços financeiros, muito possivelmente pela crise de confiança no setor bancário, mas também pela menor adoção de soluções tecnológicas”
A Younited já tinha aliás anunciado que entre janeiro e maio deste ano atribuiu em Portugal mais de 4,3 milhões de euros em créditos só no Top3 de categorias - Obras, Consolidação de Créditos e Liquidez, um valor 123% superior face ao período homólogo.
No que se refere a novas contratações, a Younited quer ter uma equipa de 100 colaboradores no mercado ibérico em 2022, duplicando a equipa atual. O mercado ibérico é para já coberto a partir de Barcelona.
O segmento B2B é uma das prioridades para a expansão do negócio nos vários mercados da Younited. Para o segundo semestre está previsto o lançamento de um método de pagamento que permitirá às empresas do retalho fornecerem planos de pagamento repartidos por 3 a 48 meses.
“Já utilizado em França por alguns dos mais importantes websites de e-commerce, como Free, Micromania e LDLC, e em Itália pelos principais distribuidores dos produtos Apple, o Younited Pay permitiu o financiamento de várias centenas de milhares de cestos de compras”, assegura a empresa. Este é um método de pagamento que estará disponível online e em pontos de venda físicos.
A oferta B2B da Younited está direcionada para empresas que querem fornecer aos seus clientes soluções de crédito ao consumo ou de fracionamento de pagamentos 100% digitais. Neste universo a empresa soma cerca de 30 clientes que garantem quase um terço da faturação.
Na nova ronda de financiamento agora anunciada pela Younited, a empresa ganhou dois novos acionistas, a Goldman Sachs Asset Management e a Bridgepoint, para além de ver reforçado o investimento dos acionistas históricos: a Eurazeo e a Bpifrance, através do fundo Large Venture e a AG2R La Mondiale.
A Younited conta com 440 colaboradores distribuídos por quatro cidades: Paris, Roma, Barcelona (que serve Portugal) e Munique. Está presente em cinco países e já financiou 2,6 mil milhões de euros em créditos desde o seu lançamento.
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