Lyor Cohen, atual responsável pelo departamento de música do YouTube, confirmou esta quarta-feira que o serviço pago desta plataforma de vídeo vai fundir-se com o Google Play Music para criar um único produto de streaming.

O anúncio foi feito em Nova Iorque, durante uma conferência do New Music Seminar, onde Cohen disse ainda que esta decisão era essencial para atrair novos subscritores. "O importante é combinar o YouTube Red e o Google Play Music e oferecer apenas um serviço", disse o responsável depois de ter sido questionado acerca da reduzida popularidade do YouTube Red.

O que não ficou confirmado foi a possível convergência de aplicações.

A fusão estava a ser comentada pela comunidade tecnológica há já vários meses e ganhou força após a Google juntar as equipas de trabalho de ambos os serviços.

Ao The Verge, a empresa norte-americana disse que ia notificar, com tempo, os utilizadores de qualquer mudança que estivesse em vias de se concretizar. "A música é muito importante para a Google e estamos a avaliar uma maneira de oferecer o melhor produto possível aos nossos utilizadores, aos nossos parceiros e aos nossos artistas. Nada vai mudar para os nossos utilizadores hoje e nós vamos continuar a fazer chegar as notícias atempadamente, antes de qualquer mudança".

Atualmente, os subscritores do Google Play Music têm acesso ao YouTube Red e vice-versa, mas os produtos não estão fundidos em termos práticos e claros.