A Zon, antiga PT Multimédia, terminou o ano passado com lucros de 47,9 milhões de euros e receitas de 776,6 milhões de euros. Os valores representam uma quebra de 2,8 por cento nos lucros, mas uma melhoria de 8,5 por cento nas receitas. O EBITDA também melhorou 11 por cento para se fixar nos 244,5 milhões de euros. 2008 foi um ano de investimento para a Zon que aumentou em 46,4 por cento o Capex para os 145,5 milhões de euros.




Em troca, conseguiu um aumento da receita média por cliente de 4,2 por cento para os 32 euros e levar uma oferta triple play a 23 por cento dos seus clientes, garantindo ainda a instalação de 100 mil power boxes. Na banda larga a empresa conseguiu ao longo do ano passado angariar 78,8 mil novos clientes (adições liquidas) e na voz 243,6 mil novos subscritores.




Para este ano a Zon mantém perspectivas de crescimento operacional positivas, a tirar partido de uma gestão mais eficiente do orçamento familiar dos portugueses que estão a revelar tendência para dar prioridade a "fontes de entretenimento caseiras", justifica a empresa.




Em 2009 a Zon pretende ainda alargar a sua capacidade para oferecer Internet a 100 Mbps aos 3 milhões de portugueses servidos pela sua rede.




"Chegamos actualmente a quase 3 milhões de lares em Portugal, com uma rede híbrida de fibra óptica e cabo coaxial que já proporciona ao universo de clientes cabo velocidades de 30 Mbps e está a ser melhorada, para atingir cobertura total com 100 Mbps até ao final deste ano. Neste momento, a ZON já opera uma Rede de Nova Geração que leva novas ofertas comerciais a 270 mil lares em Lisboa e no Porto", detalha Rodrigo Costa, CEO da empresa, no comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.




Durante o primeiro semestre deste ano a empresa promete também novas ofertas de banda larga móvel e homezoning.




Para dar sequência aos planos de actividade da empresa está prevista a contratação de novos colaboradores, 70 segundo o comunicado de resultados enviado à CMVM.