A empresa de jogos sociais Zynga, mediatizada pela app FarmVille para o Facebook, anunciou que vai reduzir em 5% os seus recursos humanos - cerca de 180 pessoas - , como parte da sua nova estratégia em que se pretende apresentar sobretudo como uma plataforma de jogos, em vez de apostar no seu desenvolvimento.


Segundo a CNet, numa mensagem enviada aos colaboradores pelo CEO da empresa, Mark Pincus, a Zynga esclarece que esta decisão se insere num plano de redução de custos mais amplo, que passa pelo encerramento dos seus escritórios na cidade de Boston, e pela redução de efetivos nas suas instalações de Austin, no Texas, bem como no fecho dos estúdios de Londres e Tóquio.


"Esta é a parte mais dolorosa da nossa redução global de despesas, que inclui também cortes significativos com os gastos no armazenamento de dados, publicidade e serviços externos" explica Pincus na mensagem.


Ao nível dos jogos propriamente ditos, a Zynga refere que está a reduzir algumas parcerias com outras empresas, prevendo ainda encerrar 13 jogos mais antigos e desinvestir nos da títulos da série The Ville, que Mark Pincus refere não estar a mostrar os resultados esperados.


O novo reposicionamento da empresa, de resto, é justificado pelos seus responsáveis exatamente pela quebra das receitas no primeiro semestre deste ano e pelos resultados do terceiro trimestre, que levaram a Zynga a reduzir as suas previsões para o último trimestre de 2012.


Mark Pincus reforça ainda a ideia de que a estratégia da empresa passa agora por tornar-se mais numa plataforma de jogos, fazendo parcerias com empresas de desenvolvimento que pretenda usar essa mesma plataforma para as suas aplicações de entretenimento.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico