(Corrigida) Depois da Zon e da PT garantirem que estão a testar velocidades muito acima daquelas que hoje estão comercialmente disponíveis no mercado residencial, é agora a vez da Sonaecom revelar que também está a usar a sua rede de fibra para experimentar novas velocidades.

A empresa garante que está a fazer testes com débitos de 1 gigabit. "Já é uma realidade em testes", garantiu o administrador Luis Reis, à margem da Cisco Expo que decorre no Estoril, cita o Jornal de Negócios.

Na oferta que mantém no mercado, a Sonaecom oferece uma velocidade máxima de 100 Mbps, combinada com serviço de TV e telefone, pela qual cobra perto de 65 euros. 100 Mbps é também o limite máximo nas ofertas da Zon e da PT, de acordo com pacotes anunciados na semana passada para o Meo Fibra.

De acordo com declarações recentes, a Zon estará a testar ofertas suportadas em 200 e 300 Mbps e a PT também mantém testes acima dos 100 Mbps.

Luís Reis garantiu ainda que o plano da Sonaecom para levar fibra a um milhão de lares até 2011 se mantém, referindo-se ao projecto anunciado em Setembro do ano passado.

Nota de redacção: A notícia foi corrigida para precisar o valor da mensalidade da oferta de topo do Clix na fibra. Onde se lia perto de 70 euros deve ler-se perto de 65 euros, já que o preço efectivamente cobrado é de 64,9 euros.