O número de clientes de serviços de Internet suportados em fibra ótica aumentou 14,2% no segundo trimestre deste ano, atingindo os 173 mil assinantes, 95 por dos quais residenciais, revela o último relatório da Anacom.

A Autoridade Nacional de Comunicações afirmou que, atualmente, em cada quatro novos clientes de serviços de banda larga fixa, três optam pela fibra ótica. O número representa já 8,1% do total de subscritores de acessos domésticos à Internet.

No total, são 2,13 milhões os clientes de banda larga fixa, num universo em que o número de acessos fixos à Internet se situa nos 2,15 milhões, o que representa um crescimento de 1% face ao trimestre anterior e 7,1% em comparação com o período homólogo.

A banda larga móvel foi utilizada por cerca de 2,6 milhões (1,2 milhões dos quais através de placas/modem. Os números para o acesso móvel revelam um decréscimo de 0,6% em relação à utilização registada três meses antes, mas mais 12% de clientes que no mesmo período de 2010.

A principal tecnologia usada para aceder à Net continua a ser o ADL, responsável por 49,8% dos acessos. Ainda assim, esta "fatia" ficou, pela primeira vez desde o final de 2004, abaixo dos 50%.

A PT continua a dominar o mercado da banda larga fixa, com 47,8% dos clientes, mais 0,6 pontos percentuais que um trimestre antes. A Zon registou um crescimento de 0,1 pontos percentuais, captando agora 33,2% dos clientes.

Nos acessos móveis é líder a TMN (43,4%), seguida pela Optimus (29,7%), embora a primeira tenha perdido clientes e a segunda ganho. A Vodafone ocupa o terceiro lugar, com 23%, mas também cresce em utilizadores.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico