Depois da Nokia ter anunciado a sua intenção de trazer os smartphones Séries 60 para o mercado de consumo e da Microsoft ter focado a sua atenção também
em terminais de baixo preço, a GSM Association defendeu ontem no 3GSM World que para garantir o alargamento das comunicações aos mercados emergentes é
necessário oferecer telemóveis com custos abaixo dos 40 dólares. O primeiro equipamento foi ontem apresentado e é fabricado pela Motorola.



A associação identificou através da sua área de pesquisas que o custo é a única barreira para o desenvolvimento da utilização das redes móveis nos mercados emergentes. Por isso mesmo juntou 18 fabricantes que tentaram responder a uma especificação e normas impostas pela associação, produzindo um equipamento com custo ex factory abaixo dos 40 dólares.



A proposta seleccionada foi a da Motorola que vai começar a disponibilizar uma gama de terminais baseada neste conceito durante o segundo trimestre de 2005. Segundo a GSM Association, o objectivo de vendas nos primeiros seis
meses é de seis milhões de terminais, o que corresponde a cerca de 1 por cento do mercado total de terminais em termos mundiais.



A iniciativa reúne um grupo de operadores de mercados emergentes - da Ásia, América Latina e países árabes - que ajudarão a criar massa crítica para esta iniciativa. Nesta primeira fase estão ligados à iniciativa a AIS Telecom, Bharti Televentures, Globe Telecom, Maxis Mobile, Orascom, SingTel Mobile, Smart Communications, Telenor Mobile e Turkcell.



A GSM Association acredita que a oferta de terminais a baixo custo é uma das formas de dinamizar o mercado nestes países, embora seja ainda necessário trabalhar na área do fornecimento de serviço e de impostos e regulação.



A associação quer ainda atingir o preço de 30 dólares numa segunda fase desta iniciativa, calculando que à medida que as economias de escala são potenciadas existe o potencial para adicionar mais de 100 milhões de novos clientes por ano.



Notícias Relacionadas:

2004-10-27 - Vendas telemóveis no 3º trimestre aumentam 24,7% beneficiando fabricantes asiáticos

2003-08-28 - Estratégia Nokia para mercados emergentes assenta no entretenimento e preço